segunda-feira, 29 de março de 2010

E - Fólio A

O desenvolvimento é um processo influenciado por factores psicológicos, biológicos, sócios e culturais em constante evolução, estudado em diversos ramos da filosofia.
As mudanças, que resultam da interacção entre factores biológicos e contextuais, ocorrem na sua estrutura, pensamento ou comportamento e são progressivas, contínuas e cumulativas.
A evolução humana é caracterizada por estádios de desenvolvimento assinalados de forma diferente Erikson (“crise”), Piaget e Brunner (“estrutura”), Vigotsky (“zona de proximidade”) e Freud (“zona erógena).
O estudo dos comportamentos e da hereditariedade originou três linhas de pensamento ou abordagens: maturacionista, behavorista e interaccionista.
Abordagem maturacionista (Arnold Gesell), vê o desenvolvimento humano segundo uma predeterminação genética. As características do ser humano apenas dependem do código genético recebido e o seu desenvolvimento de um processo fisiológico pelo qual a hereditariedade actua após o nascimento – maturação.
Conceito nature, só a hereditariedade conta para o desenvolvimento, o meio e a experiência são insignificantes para o desenvolvimento.
Abordagem behavorista (John Watson), é contrária à anterior, logo, o meio e as aprendizagens são fundamentais ao desenvolvimento.
Conceito nurture, a conjuntura é essencial e determinante no desenvolvimento humano, menosprezando a influência genética.
Abordagem interaccionista, valoriza os factores hereditário e maturativos, assim como, os contextuais e de aprendizagem. Esta é a perspectiva de Piaget e Erikson que defendem a importância do meio e da hereditariedade.
Presentemente, e com base nos estudos efectuados, a interacção dos factores maturacionais, psicológicos, sociais, históricos e culturais, são fundamentais ao desenvolvimento.
Os indivíduos representam uma unidade biopsicossocial, cujos comportamento inato e adquirido são relevantes no seu desenvolvimento.
As teorias surgem para tentar explicar o desenvolvimento humano partindo do conhecimento de várias perspectivas que são: psicanalítica, behaviorista, cognitivista e humanista.
Teoria psicanalítica, é uma teoria desenvolvida por Freud que centra o conceito na sexualidade infantil. A sexualidade evolui desde o nascimento à puberdade com incidência numa zona erógena (zona do corpo que quando estimulada dá prazer).
Teoria behaviorista, esta teoria estuda o comportamento observável, sem considerar os sonhos, os pensamentos e os sentimentos.
Enquanto que para Watson e Pavlov o desenvolvimento humano resulta da aprendizagem estímulo/resposta, por repetição – condicionamento clássico, para Skinner o desenvolvimento humano deve-se à reacção do organismo perante determinada situação – condicionamento operante.
Teoria cognitivista – teoria desenvolvida por Piaget que estuda a compreensão da evolução do conhecimento – estruturalismo. Piaget considera o indivíduo como um agente na sua estrutura de conhecimento – construtivismo e que o desenvolvimento cognitivo é assimilado apenas até à adolescência, pois é quando a criança adquire maior conhecimento.
Vigotsky, autor cognitivista, valoriza o papel da sociedade na aquisição cognitiva. O desenvolvimento cultural surge no plano social e depois no psicológico, primeiro entre sujeitos e posteriormente inerente ao próprio sujeito – zona de proximidade.
Teoria humanista – Esta teoria apresenta-se como resposta às teorias behaviorista e psicanalítica. Para os humanistas, as pessoas são espontâneas, autodeterminadas, criativas e tomam as suas próprias decisões. As teorias humanistas estão interligadas ao existencialismo.
Actividade
1. O desenvolvimento humano não pode ser comparado com o desenvolvimento dos animais irracionais pois o homem é o único ser que não sobrevive sozinho. O desenvolvimento motor de uma criança de tenra idade é lento e progressivo. A estrutura humana desenvolve-se no tempo, de forma gradual, contínua e geral.
2. Pelos estudos efectuados por Henry Goddart, inícios do Séc. XX, e a par de outros psicólogos da época, como Gesell que desenvolveu a abordagem maturacionista, o desenvolvimento humano centra-se na hereditariedade. O ser humano é caracterizado apenas pelos genes recebidos e todo o desenvolvimento que ocorre após o nascimento é efeito de um processo fisiológico sobre a hereditariedade – maturação.
3. Watson, em meados do Séc. XX, vem revolucionar e contrapor os estudos anteriores desvalorizando a hereditariedade. Nesta abordagem, abordagem behaviorista, o meio e as aprendizagens são consideradas fundamentais ao desenvolvimento humano.
4. A história de “O menino selvagem” enquadra-se na abordagem interaccionista. Os interaccionistas enquadram nesta abordagem as anteriores valorizando quer a hereditariedade e a maturação, quer os contextos e as aprendizagens.
Os defensores da hereditariedade iriam argumentar que os antepassados dessa criança apresentavam um desenvolvimento abaixo do normal para a idade, logo, os genes transmitidos só originariam crianças com o nível de desenvolvimento inferior.
Os defensores do meio ambiente argumentariam que o meio ambiente, as aprendizagens e o contexto em que a criança cresceu, foram os factores que influenciaram o seu desenvolvimento. Ao ser criada e educada no meio de uma sociedade, a criança iria progredindo no seu desenvolvimento até atingir os parâmetros de referência para a sua idade.
5. Na minha opinião e embora os dois conceitos (nature e nurture) se complementem para o desenvolvimento humano, o processo de aprendizagem é influenciado, principalmente, pelo conceito nurture. Uma criança exposta a um ambiente intelectual, poderá vir a ser médico ou outro profissional cujas capacidades intelectuais sejam reconhecidas, em contrapartida a criança exposta a ambiente de criminalidade, mais facilmente poderá tornar-se delinquente, desenvolvendo a sua capacidade intelectual para o crime.
6.
• O sucesso ou insucesso das experiências … – Discordo muito
• A motivação e o impulso determinam quem atinge …. – Concordo
• John Locke, filósofo holandês… - Concordo muito
• É importante consultar o seu horóscopo, … - Discordo muito
• Se quiser ter sucesso siga o conselho de ir viver…- Discordo muito
• O comportamento é o resultado da hereditariedade … - Concordo muito.

Bibliografia:
Morgado, L. & Costa, A. (2009).Teorias Implícitas sobre o Desenvolvimento, UAB
Tavares et al. (2007). Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Porto Editora

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